As Oficinas de Fotografia têm como propósito favorecer que as crianças possam acessar a linguagem fotográfica por meio de experiências diversas onde poderão observar o seu entorno, apreciar imagens fotográficas, experimentar seus próprios registros fotográficos, além de conhecer mais sobre a fotografia como linguagem artística.
Ao fazer uso de câmeras de celulares e câmeras fotográficas, as crianças poderão registrar com suas próprias lentes, o mundo que as rodeia, pelo olhar de cada um, ou seja, como cada um vê e se vê no mundo, explorar de diferentes ângulos e posições, objetos, cenas e pessoas. Nesse processo de sensibilização fotográfica, as crianças farão registros do cotidiano dentro e fora da instituição, expressando o que mais lhes encanta, o que lhes interessa e o que os convida a registrar: detalhes, luz e sombra, movimentos, natureza e cenas do cotidiano.
Para isso, não é preciso ser um fotógrafo profissional, assim como não é preciso ter câmera profissional para participar. O importante é ser curioso, ter o interesse em conhecer e querer ampliar o seu olhar, observar e exercitar sua criatividade contribuindo assim para o desenvolvimento de uma consciência fotográfica. Espera-se, durante as oficinas, que as práticas fotográficas propostas possam potencializar o olhar das crianças sobre o processo fotográfico e possibilite que elas possam:
● Desenvolver atitudes de participação e cooperação durante as práticas fotográficas;
● Agir com independência e confiança durante as oficinas reconhecendo sua capacidade e limitações;
● Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos por meio da linguagem fotográfica;
● Conhecer fotógrafos de renome nacional e internacional, bem como apreciar suas produções fotográficas;
● Observar e descrever mudanças em diferentes materiais e produções;
● Ampliar seu conhecimento acerca da fotografia e da linguagem fotográfica.
Oficineira: Rosycarmen Pontes Gestal Alvares