A Dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.
Assim como afirma Siqueira (2006), ela reúne gestos e movimentos, que, construídos culturalmente, formam um sistema de símbolos que expressam mensagens variadas. É, portanto, um patrimônio não material, criado por sujeitos e carregado das características de seu grupo social, de sua memória coletiva.
As aulas de dança no projeto devem oferecer a oportunidade dos estudantes conhecerem seu corpo, percebê-lo no espaço e no tempo, além de possibilitar o desenvolvimento de uma linguagem diferente da fala e da escrita e de desenvolver a socialização.
O trabalho educativo a partir dos três elementos básicos constitutivos da dança (os gestos, o espaço e o ritmo) oportuniza a aprendizagem sobre o próprio corpo e suas possibilidades de se mover ou dançar, coordenando as funções mecânicas: flexionar, estender e torcer.
Objetivos:
● Desenvolver a consciência corporal;
● Valorizar a cultura popular brasileira;
● Promover a integração social e estimular a criatividade por meio da criação de coreografias e expressões individuais dentro da dança popular.
Conteúdos:
· Introdução da dança;
· Estilos de dança – pau de fitas, forró, frevo, samba, rap, passinho, funk;
· Técnica e expressão corporal: coordenação e equilíbrio, improvisação e criatividade, prática de coreografias simples;
· Criação coreográfica: estrutura da coreografia, desenvolvimento de temas e histórias, colaboração e criação em grupo.
· Ensaios e preparação para apresentação;
· Apresentação Final.